Duas companhias de mídia parceiras do Oriente Médio contrataram o escritório REX para projetar sua sede conjunta que tem como inspiração a iconografia tradicional árabe. O resultado, duas lâminas revestidas de pedra protegidas do "implacável sol" do Oriente Médio por uma série de dispositivos de sombreamento retráteis cuja forma é inspirada nos tradicionais muxarabis.
Medindo cerca de 15 metros de diâmetro, esses "sombreiros" podem ser facilmente acionados, transformando, em poucos minutos, a fachada de vidro do edifício em um plano sombreado.
“A transformação instantânea da torre cria um novo tipo poderoso de iconografia que rejeita a busca esgotada - e efêmera - por ser o mais alto", descreveu REX.
Quando o sombreamento não é necessário, o exterior translúcido da torre expõe, quase como um raio-x, os componentes estruturai do edifício.
Vistas de longe, as torres formam uma enorme tela de televisão, transmitindo o conteúdo das companhias em tempo real.
As torres, que seguem a simples tipologia da lâmina, criam um eficaz sombreamento sobre a paisagem circundante. A trajetória da sombra no solstício de verão define a extensão dos pátios, que permanecem descobertos quando sombreados e cobertos por "guarda-sóis" retráteis quando expostos ao sol.
Assim que forem concluídas, as torres serão ocupadas por escritórios em suas metades mais altas. A porção mais baixa do conjunto receberá as instalações coletivas, como uma ágora, um anfiteatro, uma cafeteria, lounges, restaurantes, galerias e um cinema.
Os estúdios maiores, que necessitam de sombreamento permanente, serão instalados nos subsolos.
Arquitetos
Equipe
Alberto Cumerlato, Tomas Janka, Gabriel Jewell-Vitale, Roberto Otero, Joshua Prince-Ramus, Aude Soffer, Alex Tehranian, Cristina WebbConsultores
Barker Mohandas, Front, Magnuson Klemencic, !melk, str.ucture, TranssolarÁrea
240.200.0 m²Fotografias
Luxigon, REX